inovação

Nesse artigo irei abordar os seguintes questionamentos que rondam o mercado empresarial

  • O que é inovação tecnológica?
  • Como ocorre a competitividade empresarial ?
  • Que tipo de eficiência ocorre quando uma empresa opta por aderir novas tecnologias nos seus processos ?

Antes de tudo deve-se explicar o assunto pilar da discussão: Inovação Tecnológica.Tal fenômeno é aquilo que nunca foi realizado antes. É aquilo que com o uso da inteligência humana junto com as tecnologias já existente produz novos feitos, novos jeitos de se fazer processos, produtos e serviços que quebram a estrutura já existente e promove na maioria das vezes um monopólio em determinado tempo.

inovação

A inovação tecnológica vem cada vez mais ganhando atenção das empresas principalmente nas últimas três décadas devido ao seu grande impacto na busca pelo cortes de custos, redução de tempo e aumento da organização administrativa nos processos corporativos geralmente presente no setor privado. O papel que a  tecnologia tem na sustentabilidade das empresas é quase imensurável. Isso por que a eficiência produzida pela introdução de ferramentas tecnológicas nos mais variados ramos da cadeia produtiva de uma empresa é notável quando se compara com o estado anterior quando não existia tecnologias que vão de Excel até os mais sofisticados ERP(Enterprise Resource Planning). Nesse panorama, o principal objetivo e as vezes consequência sem um fim pretendido é : A vantagem competitiva. A tal vantagem é, sem dúvida alguma, o que difere, fortalece e destaca uma companhia em um mercado competitivo.  Esse é o motor central de uma empresa. Sem inovação não há progresso. Inventar novos métodos organizacionais, produtos  e serviços que agrearão valor na vida dos consumidores  e aumente a eficiência administrativa deve ser sempre a coisa mais importante na luta pela perpetuação do negócio, pelo menos nesse planeta. O economista Joseph Schumpeter foi um dos principais personagens no que diz respeito a importância da discussão sobre o papel da inovação tecnológica na história dos empreendimentos. Alegava ele que a inovação tecnológica é em si um fenômeno inevitável e que faz a economia de fato crescer. Nesse sentido a a inovação, segundo o autor é constituída de ondas:

As ondas de inovação são cada vez mais curtas Fonte: Inovvaservice

Ocorre que nos últimos 30 anos a chegada do computador pessoal junto com a internet revolucionou o jeito com que as companhias lidavam com o cliente e também com a sua própria administração. A criação de softwares para os mercados dos mais variados tipos é um exemplo de como a tecnologia pode impactar de muitas maneiras  o nicho pretendido. Assim, é de suma importância que a empresa busque através da utilização dos meios tecnológicos a mais alta diferenciação de seus produtos/serviços além de se aperfeiçoar durante o caminho ao domninio do mercado.

Exemplos são muitos no ramo da inovação e um dos personagens mais recentes na história no que se refere a criação de produtos geniais é Steve Jobs. Pra resumir : Da garagem dos pais a mais valiosa companhia do planeta. Isso tem uma explicação: Inovação. Desde o seu primeiro computador pessoal, o Apple I, até o mais sofisticado Smartphone do mundo, o Iphone X, a trajetória da maçã foi feita a base de inovação atrás de inovação. A Apple foi umas das empresas que mais contribuiriam para o avanço tecnológico junto com a competitividade do mesmo setor devido a sua capacidade criatividade e inteligência. Nesse sentido, o aparecimento de novas empresas do ramo só tendeu a crescer após a explosão grandiosa do negócio. A competitividade foi construída na base da imitação e inovação incremental através de empresas como Samsung ou Motorola. E para ser líder de um mercado deve haver a criação do novo, do inesperado e até do exótico(as vezes). Como Steve Jobs dizia:

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

More in:Inovação